Filosofia do conceito

A experiência dos meus anos de estudo, ensino, investigação, formação a formadores actuais de diferentes universidades, experiência em ajuda clínica para resolver múltiplos tipos de situações que as mulheres sofrem ao longo da vida (parto, sistema hormonal, sexologia, disfunções do sistema urológico, disfunções viscerais, disfunções do pavimento pélvico, distúrbios somáticos, distúrbios musculares e ósseos, …)

Todo o meu know-how acumulado em mais de 45 anos de profissão permitiu-me compreender que para podermos ajudar eficazmente devemos abordar as diferentes situações de uma forma personalizada, analítica e holística. As mulheres não são apenas o períneo!
O meu conceito está centrado nas mulheres. A sua base fundamental reside numa:

  • Análise algorítmica dos sintomas/sindromes que cada paciente apresentará para identificar factores de risco e criar protocolos de tratamento.
  • Fornecer uma metodologia de tratamento baseada em alguns pilares teóricos básicos em neurociências, neurobiomecânica, neurobiologia, histoquímica, antonomia topográfica, … que lhe são transferidos em técnicas hipopressivas, técnicas ecofisiológicas, técnicas neuromiostáticas, abordagem do paciente de acordo com a teoria do caos determinista, factores antrópicos como a luta contra os factores de envelhecimento, técnicas somato-emocionais e psico-profiláticas, conhecimento do funcionamento psico-neuro-imuno-endocrino, técnicas regenerativas, restauração dos sistemas de comunicação corporal, …
  • Integração e prática da metodologia na clínica

Na Europa, Canadá (Quebec) e América do Sul, milhares de milhares de profissionais de saúde (Médicos, Cinesioterapeutas, Cinesiologistas, Fisioterapeutas, Parteiras, …) foram formados desde os anos 80 nos vários métodos baseados no conceito terapêutico Caufriez®. Este conceito e os métodos com ele relacionados, representam um modelo de abordagem terapêutica das disfunções somáticas, neurovegetativas e emocionais nas mulheres e um verdadeiro paradigma de educação e prevenção em matéria de saúde, em particular nas mulheres. As tecnologias e técnicas propostas por Caufriez® abrangem os campos da uroginecologia e digestão visceral, periparto, terapia sexual, e motilidade postural funcional.

O conceito terapêutico Caufriez® baseia-se na análise algorítmica dos factores de risco relacionados com as queixas do paciente, a fim de focalizar as técnicas a aplicar no tratamento das disfunções.  No caso de tratamentos preventivos, a análise algorítmica permite a identificação de possíveis deficiências não-sintomáticas e a implementação de medidas terapêuticas adequadas, a fim de evitar o aparecimento de vários sintomas no futuro. A análise algorítmica das queixas do paciente baseia-se na utilização de testes clínicos específicos (biometria, biomecânica, biologia, etc.) que permitem a escolha de técnicas terapêuticas específicas para o sintoma ou síndrome, mas também específicas para o paciente: é, portanto, um tratamento personalizado.

1. O conceito terapêutico é dirigido principalmente às MULHERES

2. O conceito utiliza como base fundamental do tratamento uma análise algorítmica dos factores de risco relacionados com os sintomas ou síndrome do paciente, a fim de determinar as várias técnicas a aplicar ao paciente (utilização de testes algorítmicos)

3. O conceito terapêutico inclui vários métodos de tratamento tais como o Método hipopresivo®, el Periparto®, la Neuromiostática Visceral® y la Fisiosexologia®

4. Cada método inclui várias técnicas de terapia manual ou instrumental, tendo em conta o estado geral do paciente e propondo técnicas de tratamento tanto analíticas como holísticas

5. O conceito tem em conta o ambiente do doente e também o ambiente onde o doente permanece (utilização de técnicas ecofisiológicas)

6. Um dos objectivos do conceito é a redução dos factores entropicais relacionados com a actividade energética neuromuscular e a restauração dos sistemas de informação do organismo (hormonal, neurohormonal, neuropeptídeo e imune)

 

Caufriez Concept  está também preocupado com a situação de saúde pública das mulheres e raparigas, em particular a situação de discriminação condicionada por factores socioculturais e o sofrimento da violência física, sexual e emocional.  Segundo a Organização Mundial de Saúde, estas formas de violência (incluindo a discriminação) “podem afectar negativamente a saúde física, mental e reprodutiva das mulheres e aumentar a sua vulnerabilidade a certas doenças, …”.  O Conceito Caufriez visa também ajudar a prevenir os factores de risco de discriminação e violência contra as mulheres, através da sensibilização e formação de profissionais de saúde, particularmente fisioterapeutas, sobre as consequências físicas e emocionais deste fenómeno global e através da implementação de um programa psico-corporal de promoção das mulheres.